domingo, 20 de janeiro de 2013

Papas de Aveia


Descobri há pouco tempo os benefícios deste cereal... e agora já não passo sem ele.
Com a ajudinha da minha Bimby é muito fácil cozinhar a aveia, seja para um pequeno almoço nutritivo ou para um jantar leve.

- 250 g de leite
- 25 g de flocos de aveia
- canela a gosto
- 10 g de mel (opcional)

Colocar todos os ingredientes no copo - 12 min, vel 2 Inversa, 90ºC.

As vantagens da aveia

Estimulante mental - O seu conteúdo em amido converte a aveia numa fonte de glucose essencial para alimentar os nossos neurónios. Como é rica em ácido linoléico (ácido gordo essencial) e em lecitina, ajuda a manter as membranas neuronais sãs e activas. Além disso, o fósforo e a vitamina B que contém activam as funções cerebrais. 

Anti-colesterol - Graças à sua riqueza em ácidos gordos insaturados, fibra, lecitina e avenasterol, a aveia ajuda a reduzir os níveis de LDL no sangue (colesterol "mau").

Favorece o trânsito intestinal - Como é um dos alimentos mais ricos em fibras (10% do seu peso é fibra), o consumo de aveia favorece o trânsito intestinal sem provocar irritação, já que o tipo de fibras que contém aumenta o volume das fezes mas suaviza as mucosas intestinais. 

Anti-stress - A aveia contém uma substância chamada avenina que possui uma acção relaxante, muito útil em estados de nervosismo, fadiga ou stress.

Controle da glicemia (quantidade de açúcar no sangue) - em indivíduos diabéticos com resistência à insulina. As fibras tornam a absorção do açúcar mais lenta, evitando grandes elevações da glicemia.

Emagrecimento - a aveia pode ser utilizada como coadjuvante da dieta, não só pelas propriedades de regulação intestinal e controle da glicemia, mas também pela sua capacidade de proporcionar a sensação de saciedade.

Fonte : http://nutricao.forumeiros.com/t7-as-vantagens-da-aveia

2 comentários:

  1. Também gosto muito de papas de aveia.... e, por falar nisso, há imenso tempo que não faço!!!! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Têm imensas vantagens... para além de saberem divinamente! :-)

      Eliminar